A vitamina D é um nutriente essencial na dieta e é responsável pela absorção do cálcio, tendo efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos. A nível oral diversos estudos sugerem que a ingestão de vitamina D resulta numa redução da perda óssea alveolar e de inserção do dente, assim como numa menor inflamação gengival.

Que problemas podem então causar a deficiência de vitamina D? Perda de força nos músculos e sensação de cansaço extremo, cicatrização dificultada, baixa imunidade. O consumo insuficiente de vitamina D na juventude, principalmente em nós mulheres, aumenta a probabilidade do aparecimento de osteoporose em idades mais avançadas. Nas crianças, um dos problemas mais sérios provocados por esta deficiência é o raquitismo.

Na cavidade oral, a ingestão baixa de vitamina D leva a que o cálcio não se deposite no osso dos maxilares como deveria, podendo ocorrer perda óssea. Esta perda pode contribuir para a diminuição de inserção dos dentes, começando a ocorrer mobilidade dos mesmos (periodontite). Associado a isto ocorre inflamação gengival (gengivite). Se estas doenças orais não forem controladas, podem levar à perda dos dentes. Por outro lado, quando já ocorreu perda da peça dentária e recorremos a implantes dentários para o substituir, a vitamina D ajuda no correcto processo de integração do implante no osso.

A ingestão média de vitamina D na população geral está abaixo das recomendações actuais de 400-1000 IU por dia, respectivamente, sendo que foi estimado que um bilhão de pessoas em todo o mundo têm deficiência de cálcio ou de vitamina D (https://www.nof.org/calcium-vitamin-d-supplement-facts/).

Então e onde podemos encontrar a vitamina D no nosso dia-a-dia? De forma natural em alimentos como: ovos, salmão, sardinha, cogumelos, creme vegetal. Ou ao ar livre, através dos raios solares, que asseguram a síntese da vitamina D no organismo, bastando 15 minutos por dia de sol na zona anterior dos braços. Mas cuidado com a exposição solar, que deverá ser regrada.

Mesmo com este sol de inverno, vamos aproveitar para repor os nossos níveis de vitamina D!

Share This